Volante do Motor Aliviado OrdoSpec - Encomenda para Fim de Agosto/2021

R$1.195,00
Entregas para o CEP:

Meios de envio

O volante do motor aliviado OrdoSpec para Sandero R.S. (e Duster/Oroch 2.0 16v) foi meticulosamente desenvolvido pela nossa equipe para uso misto rua/pista.

A peça original desses veículos possui mais de 9kg e foi criado pela Renault com foco no conforto e uso por todo tipo de condutor e situações. Para o R.S. e as exigências dos proprietários vimos que havia espaço para melhorias, com o cuidado de não perder a usabilidade na cidade e estrada.

Um pouco do nosso processo de trabalho:
Começamos escaneando as peças originais para criar os modelos tridimensionais e com isso poder analisar a matemática resultante. Levando em conta as forças exercidas por todo conjunto de embreagem e motor e a distribuição da massa em relação ao eixo de rotação projetamos as modificações que serão usinadas. Focamos principalmente em retirar mais material da parte mais externa do volante do motor, reduzindo o momento polar de inércia que se opõe à aceleração angular do motor. Tomamos cuidado para que o alívio seja compatível com o uso dos carros (misto entre rua e pista) e não tenha resultados indesejáveis na condução civil.
Após a finalização do projeto, ele é transformado em código para execução em centro de usinagem CNC, levado para balanceamento em empresa especializada e jateado para melhor acabamento e otimização da superfície de contato com a embreagem.

As vantagens de um volante do motor aliviado:
A massa do volante é diretamente ligado à elasticidade de um motor, que é a facilidade e velocidade em que ele cresce o giro, e sua permanência mesmo sem novo input de força pelo motor. Com o volante mais leve o carro terá menor perda parasítica em relação ao original, e com isso um (teoricamente existente, mas dificilmente mensurável em dinamômetro) "ganho" em HP e TQ é esperado. Nas trocas de marcha rápidas na pista o giro cai mais rapidamente e chega no ponto ideal da próxima marcha em menor tempo (especialmente útil em conjunto com o Short Shifter OrdoSpec) e o freio motor ao retirar o pé do acelerador também é mais evidente. Reduzimos a massa do volante de mais de 9kg para aproximadamente 5.9kg (varia de acordo com o balanceamento necessário em cada peça), ou seja em torno de 35%.

 

Mesma peça OrdoSpec já utilizada pelo FlatOut no projeto Driving Academy, em boa parte dos R.S.200 e em uma dúzia de carros pelo Brasil!

Compartilhar: