Volante do Motor Billet 4.5kg OrdoSpec - Envio Imediato!

R$2.995,00

O volante do motor aliviado OrdoSpec para Sandero R.S. foi meticulosamente desenvolvido e testado pela nossa equipe para uso misto rua/pista.

A peça original desses veículos possui mais de 9.5kg e foi criado pela Renault com foco no conforto e uso por todo tipo de condutor e situações. Foi desenvolvida inicialmente para uso em veículos com maior área frontal e peso (Duster e depois Oroch/Captur) e para nosso uso no R.S. e as exigências dos proprietários vimos que havia espaço para melhorias na pista, com o cuidado de não perder a usabilidade na cidade e estrada.

Um pouco do nosso processo de trabalho:
Começamos escaneando as peças originais para criar os modelos tridimensionais e com isso poder analisar a matemática resultante. Levando em conta as forças exercidas por todo conjunto de embreagem e motor e a distribuição da massa em relação ao eixo de rotação projetamos as modificações que serão usinadas. Focamos principalmente em retirar mais material da parte mais externa do volante do motor, reduzindo o momento polar de inércia que se opõe à aceleração angular do motor. Tomamos cuidado para que o alívio seja compatível com o uso dos carros (misto entre rua e pista) e não tenha resultados indesejáveis na condução civil.
Após a finalização do projeto, ele é transformado em código para execução em centro de usinagem CNC, onde um bloco de aço com liga de cromo e molibdênio de mais de 20kg é aliviado e modelado até chegar nos 4.5kg finais, levado para balanceamento em empresa especializada onde nosso objetivo é chegar à tolerância de menos de 1.0g. Nos volantes originais de ferro fundido chegamos a encontrar até 20.0g de desbalanceamento!

As vantagens de um volante do motor aliviado:
A massa do volante é diretamente ligado à elasticidade de um motor, que é a facilidade e velocidade em que ele cresce o giro, e sua permanência mesmo sem novo input de força pelo motor. Com o volante mais leve o carro terá menor perda parasítica em relação ao original, e com isso um (teoricamente existente, mas dificilmente mensurável em dinamômetro) "ganho" em HP e TQ é esperado. Nas trocas de marcha rápidas na pista o giro cai mais rapidamente e chega no ponto ideal da próxima marcha em menor tempo (especialmente útil em conjunto com o Short Shifter OrdoSpec) e o freio motor ao retirar o pé do acelerador também é mais evidente. Reduzimos a massa do volante de mais de 9.5kg para aproximadamente 4.5kg, ou seja em torno de 53%.

Usamos em nosso Sandero R.S. amarelo de testes e desenvolvimento volantes de motor com diferentes massas até decidirmos qual seria o projeto final a ser produzido em massa. Esse é o resultado de 5 anos de testes. Feito para utilizar embreagem/platô no padrão original.

Aviso: Não recomendamos o uso do volante Billet no Duster/Oroch/Captur. Por serem veículos muito mais pesados e com maior àrea frontal esses modelos são beneficiados pela massa do volante original de ferro fundido.

Mesma peça OrdoSpec já utilizada pelo FlatOut no projeto Driving Academy, em boa parte dos R.S.200 e em uma dúzia de carros pelo Brasil!

Compartilhar: